A TV Viçosa não vai acabar - FRATEVI

A TV Viçosa não vai acabar

Desde ontem, dia 20 de setembro, informações sobre o encerramento das atividades da TV Viçosa têm sido equivocadamente veiculadas nas redes sociais. É fato que a emissora tem passado por mudanças significativas em sua gestão, pautadas na legalidade e em questões orçamentárias.

A gestão da TV Viçosa, ao longo de seus quase vinte e cinco anos de existência, ficou a cargo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – nos últimos anos, na Divisão de Rádio e Televisão, vinculada à Coordenadoria de Comunicação Social (CCS). Entretanto, a detentora da concessão do canal da TV Viçosa, como também da concessão da Rádio Universitária FM 100,7, é a Fundação de Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Viçosa (Fratevi), uma fundação pública de direito privado. Assim, não poderia a UFV continuar com um setor para gestão de rádio e televisão sem a detenção das concessões de tais emissoras. A solução a tal cenário de fragilidade recomenda que a gestão da TV Viçosa e da Rádio Universitária seja completamente assumida pela Fratevi.

Num contexto atual de dificuldades orçamentárias nacionais, a UFV, como parceira primeira da Fratevi, reconhece as múltiplas possibilidades de captação de recursos e de realização de parcerias que a Fundação possui, junto a órgãos das iniciativas pública e privada. Neste sentido, a UFV busca ampliar um convênio com a Fundação, no qual serão mensurados recursos como aluguel e serviços de luz, água e telefone – itens que a UFV tem condições de oferecer, em parceria sadia com a Fratevi – para que os mesmos sejam repostos em contrapartidas, tais como serviços especializados em audiovisual e espaços de veiculação de produções da universidade na rádio e na televisão.

A Fratevi é uma fundação séria, que passou por um recente processo de reestruturação. Seus funcionários contam com direitos assegurados junto aos órgãos sindicais e a Fundação segue todas as recomendações de legislação específica vigente, em relação à carreira da radiodifusão. Além disso, a Fratevi possui um Conselho de Administração atuante, no qual têm assento instituições locais e órgãos da UFV, e um Conselho Fiscal comprometido. Assumindo, efetivamente, a gestão dos canais de rádio e televisão, a Fundação tem chance de ampliar sua produção de conteúdo e de envolver, com mais autonomia, todos que queiram colaborar com um projeto público de televisão educativa.

Por isso, qualquer versão em circulação na internet que conclua que a “TV Viçosa acabou” não colabora para o esclarecimento oficial do cenário atual de adequação, pelo qual passam UFV e Fratevi. E qualquer insinuação feita acerca do futuro da Fundação torna-se perigosa, uma vez que coloca sob suspeita a responsabilidade de seu corpo diretor, de seus dedicados funcionários e, sobretudo, de seu Conselho de Administração.

O momento é de profundo agradecimento a todas e a todos que colaboram, com seus esforços pessoais e profissionais, na criação de um projeto de televisão educativa na cidade de Viçosa. E também é ocasião de reconhecer que a TV Viçosa e a Rádio Universitária FM 100,7 têm realizado mudanças necessárias, com perspectivas de um futuro no qual possam continuar a servir nossa sociedade.

Rennan Mafra

Coordenador de Comunicação Social da UFV

Diretor-presidente da Fratevi

Autor: Rennan Mafra
Fonte: UFV

Onde Estamos